Mestrado em Educação tem dez defesas de dissertações realizadas em março

O mês de março marca o encerramento de um trabalho de formação acadêmica que, por dois anos, reuniu uma competente equipe de mestrandos, que compõem a Turma 2011 do Mestrado Acadêmico em Educação da UNIPLAC. Trata-se do segundo grupo, de dez alunos do PPGE, que agora está defendendo suas dissertações. O primeiro grupo, de 11 alunos, apresentou seus trabalhos ainda em dezembro. Com isso, à exceção de uma baixa por desligamento, esta turma de mestrandos conclui a atividade dentro do prazo de 24 meses regulamentares previstos, o que constitui um modelo de sucesso perante a CAPES, avaliadora do Programa de Pós-Graduação Stricto sensu em Educação da Universidade do Planalto Catarinense. A primeira sessão do mês de março aconteceu no dia 15, sexta-feira, às 15 horas, quando a mestranda Paula Clarice Santos Grazziotin de Jesus defendeu seu trabalho intitulado “Escrever na educação superior: caminhos para autoria na graduação”. Nesta sexta-feira, dia 22 de março, às 14 horas, a mestranda Aline Dallazem defenderá sua dissertação que tem por título “Trajetórias e escolhas profissionais de egressos licenciados em música: panorama de inserção e atuação na educação básica”. No dia 26 de março, terça-feira, teremos três bancas de defesas de dissertações: Às 9h30min será realizada a sessão de defesa do mestrando Arlindo Alberton, com sua dissertação versando sobre “As práticas do ensino de filosofia no ensino médio nas regiões de Curitibanos e Lages”. A segunda banca do dia será às 14 horas, quando a dissertação “A educação física na educação infantil das escolas públicas do Município de Curitibanos” será defendida pelo mestrando Julio Cesar Ribeiro. Também às 14 horas será realizada a defesa da dissertação da mestranda Andréia Valéria de Souza Miranda, sob o título “Educar para a saúde e compreensão humana: a vida cotidiana do cuidador familiar do portador de transtorno mental”. Um total de cinco sessões acontecerá na quarta-feira, dia 27 de março. Às 9 horas, o mestrando Kaio Henrique Coelho do Amarante apresentará seu trabalho que tem por título “Dimensão empreendedora: o desafio da formação de administradores”. Às 10 horas, o trabalho “Políticas de avaliação do ensino superior: ações dos coordenadores dos cursos de graduação em Educação Física da Região Sul diante dos resultados do ENADE e de outros procedimentos avaliativos”. O mestrando Ernesto Franzoi comparecerá à sessão das 14 horas para defender seu trabalho “Trajetória da escola de educação básica Sólon Rosa”. Também às 14 horas, será a vez da mestranda Eliane Santana de Liz Souza defender sua dissertação, sob o título “Tendências educacionais em desenvolvimento profissional: o gestor SENAC (SC) e o desafio da gestão humanizada”. Por último, ainda a 27 de março, às 17 horas, a mestranda Zuleide Demétrio Minatti defenderá sua dissertação intitulada \"Políticas de Formação do Professor Tutor para atuar na Educação a Distância nos cursos de Pedagogia: um olhar para Santa Catarina\". Todas as defesas contam com a participação de banca examinadora, composta pelo professor orientador, mais dois professores do PPGE e também membros externos, integrantes de outras instituições de ensino superior.