UNIPLAC completa hoje 54 anos: relembre um pouco da história da Universidade

A criação da Associação Catarinense de Cultura em 1959 marca o início desta história que passou em seguida por mudanças e a se chamar Fundação Educacional de Lages – FEL. Logo após aconteceu a implantação dos Cursos de Ciências Econômicas e Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas, Contábeis, Administrativas, Jurídicas e Sociais de Lages - FACEC e dos cursos de Pedagogia, Letra, Ciências Sociais, Ciências de 1º Grau e Matemática da Faculdade de Ciências e Pedagogia de Lages – FACIP. Em 1969, com a Lei Municipal nº 05, foi instituída a Fundação Universidade do Planalto Catarinense. Em 1974, quando no contexto da organização do Sistema Fundacional Catarinense (ACAFE), é criada a Fundação das Escolas Unidas do Planalto Catarinense e, a partir daí, foram marcados caminhos de expansão e afirmação das áreas profissionais atendidas até então pelo ensino superior. Com o passar dos anos e a evolução de mercado surge a necessidade de transformações na estrutura do ensino superior e a UNIPLAC é transformada em Universidade. Hoje, com 14 anos de Universidade, a UNIPLAC soma toda a experiência dos que aqui atuam há décadas, com os novos entes que vieram a agregar para o seu crescimento, como por exemplo, os membros do Conselho de Administração e Fiscal da Fundação UNIPLAC. Nesta semana, tomaram posse os novos membros do Conselho Universitário, que têm sob sua responsabilidade a continuidade da condução da estrutura pedagógica da Universidade, que melhora a cada dia. Nestes últimos anos, novos laboratórios foram construídos, ampliados e equipados, como o laboratório LATIENS, o Laboratório Escola de Biomedicina, o Laboratório de Educação Física e Fisioterapia, entre outros. São mais de 70 laboratórios, que complementam as aulas em sala de aula. Além dos mais de 27 mil m² de área construída no Campus de Lages, a UNIPLAC atua também com um campus em São Joaquim e com uma unidade fora de Sede em Bom Retiro. Além disto, a UNIPLAC conta com mais de 15 mil alunos já formados e atualmente com mais de quatro mil alunos cursando algum dos níveis de ensino – graduação, especialização ou mestrado. São mais de 500 profissionais inseridos no mercado por ano, mais de 1500 projetos de extensão oferecidos, com 100 mil pessoas beneficiadas por estes projetos. Mais de 1.300 pacientes atendidos por ano no curso de Medicina. Mais de 600 pacientes são atendidos por ano no curso de Psicologia; 5.000 pacientes atendidos por ano no curso de Odontologia, resultando em mais de 10.000 procedimentos realizados; mais de 600 atendimentos realizados pela Assistência Social; e mais de 600 atendimentos jurídicos na Vara Universitária, anualmente. Mais de 40% dos alunos matriculados têm benefício em alguma das modalidades de bolsas de estudo oferecidas pela UNIPLAC, próprias e em parcerias com o Governo estadual e Federal. Esta é a história da UNIPLAC, que completa 54 anos hoje, dia 14 de março de 2013, complementada a cada dia, pelos integrantes de sua comunidade acadêmica – professores, técnicos administrativos e alunos – com um presente repleto de atividades, ações e projetos que fazem desta realmente a Universidade do Planalto Catarinense. Mais do que cumprir com sua missão de promover a formação humanística, técnico-científica e cultural do cidadão por meio do ensino, pesquisa e extensão a UNIPLAC é uma instituição preocupada e dedicada ao desenvolvimento regional.