Laboratório de Eficiência Energética em Saneamento da UNIPLAC é contemplado em Edital

UNIPLAC foi a segunda colocada entre oito universidades e é a única privada O LATIENS – Laboratório de Tecnologia e Inovação em Eficiência Hidroenergética em Saneamento da UNIPLAC participou no mês de novembro de um Edital da Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura – FAPEC da Universidade de Mato Grosso do Sul. O edital teve por objetivo selecionar instituições de ensino superior que possuam laboratórios com ênfase em atividades voltadas para eficiência hidroenergética no saneamento ambiental para o desenvolvimento de capacitação de profissionais das áreas técnico-operacionais no tema eficiência energética voltado ao saneamento ambiental, criando metodologias para realização de diagnóstico hidroenergético em estações elevatórias, sob regime de Melhor Técnica e Estrutura, assim como ampliar a Rede de Laboratórios de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento – Rede LENHS (Laboratórios de Eficiência Energética e Hidráulica em Saneamento). A rede de laboratórios LENHS é resultado do desenvolvimento de ações integrantes do Programa Nacional de Eficiência Energética no Saneamento Ambiental – PROCEL SANEAR – das Centrais Elétricas Brasileiras S. A. – ELETROBRÁS. A UNIPLAC concorreu com oito universidades e conforme critério do Edital, ficou em segundo lugar na classificação final, o que, segundo o Pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da instituição é motivo de grande orgulho para os cursos de Engenharias, os quais utilizam este laboratório. “Este é um fato notório para a nossa Universidade uma vez que ela foi a única instituição privada contemplada no Edital. Todas as outras contempladas foram universidades federais”, afirmou o professor Juliano. A classificação da UNIPLAC possibilita aos professores integrantes do Laboratório uma capacitação técnico-operacional em outros laboratórios da rede, e também o recebimento de apoio para manutenção da infraestrutura do laboratório e de seus equipamentos, assim como a participação da realização de curso sobre diagnóstico hidroenergético. Assim, o LATIENS vem contemplando o ensino, a pesquisa e a extensão, melhorando a qualidade dos mesmos para a comunidade acadêmica e para a sociedade de Lages e região na área de prestação de serviços.