Biomedicina UNIPLAC forma primeira turma e já é referência

O Curso de Biomedicina da UNIPLAC realizou a formatura no último sábado de sua primeira turma de profissionais biomédicos, com 28 formandos que colaram grau. Apesar de sua recente inserção na lista de cursos oferecidos pela UNIPLAC, o curso já é destaque na área biomédica, tanto pela sua estrutura pedagógica quanto pela estrutura física disponibilizada para as aulas práticas dos acadêmicos. No segundo semestre de 2012 foi inaugurado pela Fundação UNIPLAC o Laboratório Escola de Biomedicina, com equipamentos de última geração que atendem aos diversos seguimentos da profissão, como parasitologia, hematologia, genética, bioquímica e imunologia, entre outras, totalizando 600m2 de área construída. Foram cerca de R$ 700 mil investidos na estrutura, ímpar no estado. O curso teve seu reconhecimento em agosto de 2012 com conceito 4 (quatro), pelo Conselho Estadual de Educação/MEC, que avaliou toda a estrutura do curso. O conceito é dado por índices que vão de 1 a 5, e o alcançado por Biomedicina dá ao curso a definição de que atende de forma plena às exigências necessárias para os cursos de ensino superior. A formanda do curso da turma de 2012/2, Aline Melo de Andrade, 23 anos, fala da satisfação em tornar-se biomédica. “Eu não esperava conseguir emprego imediato, e quando vi já tinha propostas”, conta Aline. Ela já está atuando como biomédica no laboratório do Hospital Nossa Senhora da Oliveira em Vacaria, no Rio Grande do Sul. Aline comenta também que o mercado em seu estado natal, o Rio Grande Sul, já está um pouco mais aberto que em Santa Catarina, mas que com o início da formação de profissionais pelo curso da UNIPLAC isto poderá mudar: “Basta apenas o mercado, empresas e indústrias do estado, começarem a olhar com menos receio para nossa profissão e conhecer um pouco mais sua importância”, ela afirma. A profissão de Biomedicina está completando 47 anos no Brasil e ao longo de sua existência galgou muitas conquistas para a profissão, principalmente no que diz respeito ao seu reconhecimento e diferenciação quanto às áreas de Medicina e também Ciências Biológicas. O profissional Biomédico estará habilitado a atuar em mais 30 especialidades que vão desde as análises clínicas, passando pela atuação em laboratórios, hospitais, órgãos públicos de saúde e indústrias biotecnológicas. Ele poderá conduzir estudos e pesquisas de doenças humanas, sem contato com pacientes, além de trabalhar com prevenção e cura e também com o desenvolvimento de soros e vacinas. Biomedicina está prevendo mais uma turma para seu curso na UNIPLAC em 2013. As inscrições estão abertas até dia 28 de fevereiro de 2012, através do processo seletivo de verão UNIPLAC. Informações no site da UNIPLAC ou ainda através do telefone 3251.1022.