Acadêmicos de Artes Visuais e Música da UNIPLAC têm semestre encerrado com banquete filosófico

No último sábado, dia 15 de dezembro, a disciplina Filosofia da Educação, ministrada no segundo semestre aos Cursos de Artes Visuais e Música da UNIPLAC foi encerrada com um banquete filosófico. No evento procurou-se reproduzir os banquetes da Grécia Clássica, em que os participantes degustaram frutas, pães integrais, suco de uvas (simbolizando o vinho, uma vez que a legislação não permite uso de bebidas alcoólicas na universidade). A professora responsável pela atividade, Carmem Lucia Fornari Diez, afirma que a tônica principal do banquete foi a discussão filosófica provocada sempre pela apresentação de uma obra de arte (música ou obra de arte visual) da autoria de um dos acadêmicos. “O trabalho servia como mote à reflexão que relacionou Filosofia, Arte e Educação”, afirma. A Profa. Carmem considera que a reflexão filosófica é uma prática que deve ser vivenciada, implicando em instigar ao questionamento, à enunciação de perguntas e ao exercício de interpretá-las e relacioná-las aos textos (filosóficos) e contextos, reviver os banquetes socráticos configura atividade inspiradora. “É evidente que uma prática pedagógica do ensino de filosofia, exige rigor conceitual e leitura criteriosa, mas prescinde da austeridade das convenções autoritárias e/ou tradicionais”, ela explica, completando que “educação, filosofia e arte são práticas humanas e o pensamento que as reflete resultará mais vigoroso na proporção em que tais práticas primem pelo prazer de objetivá-las nas diversas linguagens possíveis”. O sentido da atividade é cativar os jovens à compreensão e reflexão filosóficas, conduzindo futuros filósofos e artistas, que representem seus mundos e os contemplem analítica e prospectivamente.