Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência do Município de Lages foi assinado hoje na UNIPLAC

Hoje pela manhã, na UNIPLAC, foi assinado por cerca de 60 instituições da Rede Socioassistencial de Lages o Protocolo de Atenção às Vítimas de Violência do Município de Lages. O documento que já existia desde o ano de 2008, passou a ser revisado e reelaborado no ano de 2010, através do trabalho das entidades participantes e dos estágios dos Cursos de Serviço Social e Psicologia da UNIPLAC em parceria com a equipe de psicólogos e assistentes sociais do Ministério Público, coordenados Pelo Promotor Dr. Simão Barão Júnior. O novo documento assinado no dia de hoje, visa normatizar o atendimento às vitimas de violência, integrando as instituições de apoio – ONGs e Associações - e as instituições públicas atuantes nesta área, para desenvolverem juntas um melhor amparo à estas pessoas. “Esta é uma forma de efetivar e agilizar o atendimento às pessoas que sofrem violência”, afirma o Dr. Simão que explica também que, através de um fluxograma de atendimento, as pessoas saberão a quem e como recorrer. “O protocolo apresenta os caminhos a buscar”, completa o Promotor. Segundo os organizadores do Protocolo o grande desafio para ano de 2013 – ano em que será efetivamente implantado - é fazer que ele se mantenha ativo através do trabalho de todos os envolvidos. Para isto um dos passos mais importantes será a divulgação do documento, que permite que toda a comunidade tenha conhecimento de como proceder diante de um ato de violência.