Acadêmicos de Pós-graduação têm aula de campo da disciplina de Manejo dos Recursos Naturais em Catanduvas - SC

No dia 27 de outubro, acadêmicos do curso de Pós- graduação em Desenvolvimento Sustentável e Manejo Ambiental da UNIPLAC, passaram parte do dia na ervateira Materva em Catanduvas, Oeste de Santa Catarina. O objetivo da visita é aprender in loco as potencialidades regionais de manejo da erva-mate (Ilex paraguariensis), uma espécie nativa da floresta ombrófila mista (mata de araucárias). Segundo a professora que acompanhou a atividade a atenção dispensada pelo Sr. Clóvis, proprietário da empresa, pelo Sr. Pedro e Alex, foi de extrema importância para entender o processo da transformação e manutenção desse recurso. Todas as etapas de transformação, desde a chegada da matéria prima in natura até o produto embalado, pronto para ser entregue ao consumidor, foram explicadas minuciosamente e puderam ser verificadas pelos acadêmicos na indústria Materva. Também foi observado a campo, o manejo da espécie tanto em sua formação nativa, quanto plantada. “Observar as araucárias que abrigam sob elas várias espécies e, entre elas, a erva-mate com o manejo adequado e também aumentado seu número de árvores para uma maior produção, nos fez entender o respeito que a empresa tem pela natureza e a importância de manter a diversidade regional”, relata a Profª Estelamaris Agostini, que ressalta ainda que a matéria prima é um recurso local e que o manejo de forma sustentável propicia o desenvolvimento regional. A importância, desta aula a campo, foi de levar os alunos a entender a contribuição do manejo adequado dos recursos naturais para a conservação da natureza.