Abertas inscrições para oficina de reciclagem de papel

A proposta da oficina, que já está na oitava edição, é a valoração e a transformação de materiais considerados lixo, evitando seu descarte imediato no ambiente. Ela é ofertada à comunidade interessada na reutilização e reciclagem como alternativa de contribuir para não exaurir os recursos naturais e minimizar a degradação ambiental. As vagas são limitadas a 20 pessoas, e as inscrições podem ser feitas no setor de protocolo da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). De acordo com a coordenadora do projeto, professora Estemaris Agostini, o volume e tipo de material produzido e descartado pelo homem em seu habitat, não corresponde ao tempo necessário para que o mesmo seja transformado em elementos formadores do solo, substrato ideal para a sobrevivência do home e de tantos outros seres vivos. “O lixo só será problema se não tiver um tratamento adequado”, lembra. A oficina tem duração de 30 horas e objetiva, além de repassar a importância da reciclagem do papel e suas técnicas, despertar interesse para o reaproveitamento de materiais, visando qualidade de vida individual, coletiva e ambiental. O papel passa por vários processos, entre eles: trituração, confecção da folha, prensagem e secagem. A comercialização do material produzido permite as pessoas, ter autonomia para gerar renda ao participar da tomada de consciência do nosso papel em relação às ações voltadas para a preservação do meio ambiente. As aulas iniciam no dia 4 de março e acontecem aos sábados no período matutino. O investimento com taxa de inscrição e mensalidade é de R$ 100.