Estudantes de Medicina iniciam graduação com ação solidária

Mais de 200 quilos de alimentos foram arrecadados entre os estudantes do primeiro ano do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Os donativos, segundo o aluno Alison Castanho, serão destinados a uma creche do bairro Novo Milênio. Essa foi a primeira ação desenvolvida entre veteranos e calouros como forma de integração. Ela faz parte do trote que tem como característica ser solidária. A próxima está marcada para esta noite, às 19h30min, na sala de projeção, ao lado da sala da coordenação do curso. Enquanto promotores de saúde, os estudantes pretendem não apenas fazer a doação de sangue, que acontece amanhã (11) no Hemocentro de Lages, mas sim conscientizar as pessoas da necessidade de ser um doador e esclarecer alguns mitos ainda existentes entre a população. “Infelizmente as pessoas são carentes de informações e acabam criando mitos que as levam a não ser doadoras, como por exemplo, doar dizer que com a doação o sangue afina, pode causar emagrecimento e/ou ainda contrair doenças”, relata Alison. Essas serão algumas das dúvidas sanadas durante a prestação de informações à comunidade, assim como os benefícios de ser um doador. Para falar sobre esse assunto durante a palestra de hoje, os alunos do curso convidaram a assistente social do Hemosc, Carmem Ramos Muniz, e o gerente técnico e professor universitário, Robson Roman Pereira. Além de repassar as informações necessárias para essa conscientização, eles irão orientar os calouros sobre os cuidados que devem ter antes da doação. “Pedimos dessem essa orientação para termos o maior número de doadores possível, tendo em vista a precariedade nas doações enfrentada pelo Hemosc”, conclui.