Fundação Uniplac repassa R$ 40 mil ao DCE

Um dia histórico. Assim foi definido o dia de ontem, 8 de março, pelo presidente do Diretório Central do Estudante (DCE), Mateus Cruz Fontanella, ao receber do Interventor, Walter Manfroi, o recurso de R$ 40mil. O repasse desse valor corresponde ao crédito DCE, contribuição optativa dos alunos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) ao diretório. Segundo Mateus, há muito tempo o DCE e os centros acadêmicos (CA) não tinham como desenvolver seus projetos por conta da falta de recursos. “Agora poderemos realizar aquilo que planejamos, assim como os centros acadêmicos que receberão parte desses 40 mil”, disse o presidente ressaltando o apoio da Fundação. Cada CA receberá 25% do valor arrecado entre os alunos dos seus cursos. Dessa forma, os valores serão diferenciados conforme o que foi angariado. O restante será empregado pelo DCE em eventos como os Jogos Universitários Uniplac (Juniplac), que acontece entre 20 e 25 de abril, o ciclo de palestras, agendado para o dia 16 do mesmo mês, e apoio às semanas acadêmicas. A reforma na sede do diretório também está prevista para este ano, assim como outras ações. A maioria dos CA’s pretende reestruturar seus centros, como é o caso do curso de Ciências Biológicas. “Vamos começar do zero. Queremos oferecer um espaço adequado para melhor receber nossos colegas da Biologia”, planeja o estudante Thiago Pissetti Brauer. A prioridade para os alunos do curso de Sistemas de Informação, nesse momento, é a participação em eventos da área. Até então, essa participação ficava restrita. O alto investimento era a principal causa. “Agora vai ficar mais fácil irmos a congressos, seminários e outros eventos. Isso é muito importante, especialmente em nossa área onde as novidades surgem a cada dia”, diz o vice-presidente do CA, Israel dos Santos. Já o curso de Medicina, segundo o aluno Audie Momm, pretende adquirir uniformes para os times, consertar e comprar novos instrumentos. “Se ainda restar algum recurso, vamos destinar para melhorias nas dependências do CA”, revela.