Jornalismo é o novo curso da UNIPLAC e está também no Processo Seletivo de Verão 2012

O curso de Jornalismo é o mais novo curso da UNIPLAC e teve como primeiro processo de ingresso o vestibular de verão, estando agora disponíveis as vagas remanescentes para complementação, através do processo seletivo, com inscrições abertas até o dia 29 de fevereiro de 2012. Em 2011 o curso foi votado e aprovado pela Fundação UNIPLAC e teve antes disso uma comissão especialmente formada para o estudo de sua viabilidade e implantação, formada por profissionais jornalistas e docentes da área, assim como por representantes da Universidade. Jornalismo terá seu primeiro semestre letivo já no início de 2012 e chega à região como uma resposta à demanda de profissionais na área de jornalismo, com formação dinâmica e multidisciplinar, e a melhor inserção no mercado de novas mídias, além de primar pela capacitação de qualidade ao egresso nas diversas áreas de atuação abrangidas pela profissão. “Tudo foi pensado e projetado para criar qualidade e um jornalismo de verdade”, afirma o coordenador nomeado para o curso José Luiz Arruda. O professor reforça ainda que a amplitude da atuação, a exigência de mercado, bem como os exemplos de outras grandes instituições de ensino superior do país, quanto à manutenção de seus cursos de jornalismo, foram as questões levadas em conta na formatação do curso. Com ênfase do desenvolvimento da prática profissional e empreendedora do jornalista, comprometido com a liberdade de expressão, o direito à informação, a dignidade do seu exercício e o interesse público o curso busca também oportunizar o domínio científico ao conceber, executar e avaliar projetos inovadores de pesquisas, capazes de dar conta das exigências das multimídias e de ampliar a atuação profissional. Após a graduação o profissional poderá atuar em jornais e revistas (impressas ou digitais), televisão, rádio, assessoria de comunicação de empresas públicas, privadas e de terceiro setor, agências de notícias, blogs, websites de jornais ou como empreendedor do seu próprio negócio. O profissional capacitado no curso de Jornalismo na UNIPLAC terá a titulação de Bacharel em Jornalismo e cursará a graduação em turno noturno, com oito semestres de duração.