UNIPLAC é parceira de projeto modelo de recuperação prisional

Representantes da UNIPLAC visitaram a cadeia pública de Anita Garibaldi A partir da iniciativa do ex-presidiário e aluno do curso de Direito da UNIPLAC, Rodrigo Custódio Amorim, surgiu o projeto de educação carcerária, que em seis anos de funcionamento atendeu aproximadamente 50 pessoas dentro da cadeia pública de Anita Garibaldi e o próximo passo do programa é beneficiar 350 presidiários que estarão no complexo prisional de Lages, que foi inaugurado nesta segunda, dia 05, pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania, agora com a parceria da Universidade do Planalto Catarinense. Representantes da UNIPLAC estiveram na cadeia pública de Anita Garibaldi, onde o projeto já está implantado e em pleno funcionamento, para verificar as atividades desenvolvidas, bem como para recolher subsídios para melhor formatação da parceria. O Gestor de Extensão da UNIPLAC, José Batista da Rosa, salienta a importância da participação da Universidade em programas, e ações como esta demonstrando o compromisso e o comprometimento com questões pertinentes ao exercício da cultura dos direitos, a ética e a cidadania ativa. A educação dos presos é uma questão de direito. “Quem lê vê o mundo de forma diferente, quem escreve pode transformar o mundo e transformar-se no mundo”. A UNIPLAC, como instituição de caráter comunitário, contribuirá com o cumprimento desse direito “irá praticar a passagem da pedagogia do oprimido para a pedagogia da autonomia, conforme escreveu o grande mestre Paulo Freire”, comenta Batista. A parceria com a UNIPLAC além de auxiliar na expansão do projeto, marca mais uma ação da Universidade na comunidade, através do envolvimento de bolsistas das áreas de psicologia, pedagogia e direito para ajudar no trabalho a ser realizado com os presos. Os alunos envolvidos serão os que receberão bolsas (cidadã ou do artigo 170), e terão a oportunidade de praticar a atividade profissional ainda durante a formação acadêmica, o que resultará em uma qualidade ainda maior para sua formação.