Fundação UNIPLAC apresenta o Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – IABio

Posse do Conselho Superior foi realizada esta semana na UNIPLAC A Fundação da Escolas Unidas do Planalto Catarinense - Fundação UNIPLAC, com o objetivo de fomentar atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela UNIPLAC, criou recentemente o Instituto das Águas e Biodiversidade da Serra Catarinense – IABio. O projeto buscará promover o desenvolvimento ambiental sustentável, além de prestar serviços de utilidade pública ou de interesse privado na área ambiental, desenvolver projetos técnicos na área de gerenciamento ambiental e planos de consultoria. Estudos e pesquisas, desenvolvimento de tecnologias alternativas, produção e divulgação de informações, assim como a criação e transmissão de conhecimentos técnicos e científicos através de eventos de capacitação também são atividades delegadas ao IABio. O Instituto vai realizar suas atividades por meio de execução direta de projetos, programas e planos de ação, através de convênios e doações de recursos físicos, humanos, financeiros ou prestação de serviços intermediários de apoio a outras organizações e ao Poder Público, priorizando sempre as atividades através da parceria com a UNIPLAC, com vistas ao desenvolvimento e aplicação dos conhecimentos gerados na Universidade. A posse do Conselho superior do IABio, órgão deliberativo, de controle e coordenação da instituição, aconteceu na noite qaurta-feira, dia 08, em que o Advogado e Ex-prefeito de Bom Jardim da Serra, Rivaldo Antonio Macari foi o indicado pelo poder público municipal de Lages, para a coordenação do Instituto, assumindo então como Presidente do Conselho Superior e seguindo as demais indicações previstas pelo estatuto da instituição, feitas pela Fundação UNIPLAC e pela Universidade do Planalto Catarinense, os conselheiros titulares são Vilson Isidoro, Alberi Chiodeli, Elson Rogério Bastos Pereira e Anelise Viapiana Masiero, tendo cada um destes, um conselheiro suplente. Macari comenta do esforço inicial do Instituto que será a busca da união do estados do sul, ou da conscientização da necessidade desta integração, com o objetivo de reconhecer a extensão do Aqüífero Guarani, e estender redes de informação. “Há poucas pesquisas sobre o Aquífero, então o IAbio otimizará essas pesquisas e informações, até porque os dados que possuímos são únicos no País”. O Presidente salienta que o ensejo da criação do IABio surgiu da detecção por parte dos pesquisadores da UNIPLAC e região, de pontos primordiais relacionados às águas e mananciais, e outros aspectos que não avançaram, mesmo com toda a discussão regional e global em torno de temas ambientais. “A concentração de recursos para priorização de projetos voltados às águas e ao Aquífero Guarani, também será nosso foco”, reforça. O grupo gestor inicial no momento está trabalhando as ações preliminares que possam dar sustentação ao projeto, sendo a primeira atividade elencada, o resgate de um acervo de dados sobre os mananciais que cortam a Serra Catarinense, assim como viagens e importantes reuniões de articulação com autoridades estaduais e federais já estão na agenda do Presidente do Conselho do IABio.