Trabalho de acadêmicas da Uniplac é apresentado em Congresso Centroamericano de Parasitologia e Medicina Tropical no Panamá

De 23 a 25 de novembro aconteceu o X Congresso Centroamericano do Caribe de Parasitologia e Medicina Tropical e IV Congresso Nacional de Parasitologia e Microbiologia no Panamá, onde a Uniplac esteve presente através da apresentação de um trabalho sobre a Ocorrência de Acanthocephalus sp em Rhinella icterica (Anura:Bufonidae). Desenvolvido como trabalho de conclusão pelas alunas de Ciências Biológicas Kattyuce Branco e Márcia Andrade, no laboratório de zoologia e parasitologia da Uniplac sob a orientação da Professora Rosiléia Marinho de Quadros e a colaboração do Dr. Celso Pilati do Centro de Ciências Agroveterinárias – CAV/UDESC, o trabalho mostrou a infecção parasitária e lesões causadas por um tipo de parasita de intestino de sapo da espécie Rhinella icterica, também conhecido por sapo Bufo, que podem contribuir para diminuir a população destes animais que constituem importantes controladores biológicos, sobretudo de insetos, e assim como também participam como bioindicadores ambientais. O trabalho agora será escrito em forma de artigo e enviado para revistas nacionais e internacionais pela relevância do conteúdo, visto que poucas informações existem a respeito da condição sanitária desta espécie. Em 2011 o laboratório de zoologia e parasitologia fecha com a meta estabelecida de cinco trabalhos publicados em congressos de Parasitologia, sendo um mundial em Buenos Aires, dois nacionais em São Paulo e um centroamericano no Panamá.