Araçazeiros embelezam e dão frutos no campus da Uniplac

A iniciativa de povoar o campus da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) com plantas nativas deu certo, e algumas pessoas já estão, literalmente, colhendo frutos. Os araçazeiros plantados no estacionamento entre o centro de convivências e o segundo bloco estão na fase de fructificação, o que acontece entre as estações da primavera e verão. As árvores ainda são novinhas, foram plantadas pelos estudantes do curso de Biologia em 2008. As maiores estão com aproximadamente 1 metro, mas são bastante produtivas. Quem passa pelo local e dá atenção às plantas vê que elas têm algumas frutinhas parecidas com goiaba em tamanho menor. A polpa também é semelhante, esbranquiçada, adocicada, sendo pouco ácida, suculenta e aromática. Outras espécies nativas foram distribuídas no campus, como a cerejeira, uvaia e goiaba serrana. De acordo com a professora Silvana Manfredi, que ministrava a disciplina de botânica na época, o objetivo foi estudar a fisiologia, anatomia e morfologia desses vegetais. “Além disso, quisemos deixar nosso campus mais bonito, principalmente valorizando as plantas nativas”, destaca a professora lembrando a importância dessas plantas para a diversidade biológica.