Trote solidário ganha força na Uniplac

Desenvolver atividades com cunho social está cada vez mais comum na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) em se tratando do trote, ritual de iniciação à vida Universitária. Desta vez, no curso de Direito, ele vem acompanhado por uma gincana envolvendo veteranos e mais de cem calouros.O trote solidário acontece entre os dias 2 e 4 de março. Os organizadores do trote são os estudantes da segunda fase que contam com o apoio da pró-reitoria, coordenação e professores. Entre as atividades programadas para a gincana estão: a doação de sangue, a elaboração de uma redação jurídica, a arrecadação de alimentos, roupas e brinquedos que serão encaminhados a uma instituição de caridade. De acordo com o estudante José Ari Wolff, as atividades vão se concentrar no centro acadêmico de Direito nos três períodos. Ele explica que os alunos serão divididos em equipes e que nos dias de gincana terão tarefas a ser compridas. “Durante os intervalos eles irão responder questionários que tratam de assuntos da área do direito, por exemplo, e só podem responder nesse período para não atrapalhar a aula e fazer com interajam com os veteranos”. Todas as atividades valem pontos. A equipe que somar o maior número leva para casa como prêmio livros da área do direito. “Com essa premiação o calouro vai se familiarizando com os autores e assuntos debatidos durante a graduação”, diz José. A coordenação do curso está preparando o encerramento da gincana para a próxima quinta-feira, dia 4 de março, no salão de Atos.