Viagem de Estudos de professores de Arte da Uniplac

Nos dias 23 e 24 de setembro um grupo de 25 professores de Arte realizou uma viagem de estudos com destino a Porto Alegre - RS, articulando licenciados, acadêmicos e integrantes do Pólo Arte na Escola/UNIPLAC. Teve como programação a visitação na 8ª Bienal do Mercosul, cujo tema é “ENSAIOS DE GEOPOÉTICA”, distribuída nos espaços do Armazém do Cais do Porto, Santander Cultura e MARGS - Museu de Artes do Rio Grande do Sul. O tema de 2011 se refere às diversas formas que os artistas propõem para definir o território, a partir das perspectivas: geográfica, política e cultural. As obras têm inspiração nas tensões entre territórios locais e transnacionais, entre construções políticas e circunstâncias geográficas, nas rotas de circulação e intercâmbio de capital simbólico. A programação estendeu-se à Fundação do artista Rio grandense Iberê Camargo, com a exposição “A Linha Incontornável: desenhos de Iberê Camargo” e a Mostra de “Joaquín Torres Garcia: geometria, criação, proporção” um dos expoentes da arte latino-americana e internacional. Outro momento da viagem de estudos constou da participação dos professores de Artes no I EGEAE - Encontro de grupos de Estudo Arte na Escola, recepcionados na Reitoria da UFRGS, com intensa programação de palestras de renomadas personalidades na área, bem como a socialização de Relatos de Experiência em sala de aula. Todo esse coletivo de aprendizagens são fundamentais na formação continuada dos professores de Arte, constituindo um elo fundamental entre o âmbito da Arte e seu ensino.