ABRAÇO À SANGUINHA – Vila Comboni dia 1º de outubro de 2011

No dia 1º de outubro a partir das 08h, os moradores da Vila Comboni, Lages, se mobilizam para “abraçar a sanguinha” que corta o bairro. Localizada em uma área da Epagri/Estação Experimental de Lages SC, a Vila Comboni encontra-se inserida na bacia do rio Canoas, denominada nanobacia EELages, e na borda do Aqüífero Guarani, possui várias nascentes sendo considerada uma Área de Preservação Permanente (APP). Essa particularidade fez com que os professores Marina Patrício de Arruda, Geraldo Locks e Tássio Rech dos Programas de Mestrado em Educação e Saúde, Ambiente e Qualidade de Vida da Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC desenvolvessem um projeto de educação socioambiental intitulado “Parceiros Ambientais”. A falta de estudos e discussões com a comunidade sobre a estreita relação entre educação, saúde e ambiente, faz com que a população permaneça afastada da problemática dos prejuízos ambientais ocasionados pelo descuido com o ambiente. Este é o ponto de partida para a construção de um conhecimento que se pretende útil a intervenções sociais e processos de mudança. Essa extensão universitária, com a participação de professores, estudantes e comunidade, foi de fundamental importância na problematização das inter-relações entre homem e meio ambiente, suas características, seus anseios, suas expectativas e práticas ambientais. O “abraço à sanguinha” é uma atividade de limpeza do córrego e a culminância desse projeto que tem por objetivo sensibilizar o parceiro ambiental da Vila Comboni para o cuidado com o meio ambiente. Apoiam a iniciativa a Secretaria do Meio Ambiente, Secretaria de Obras, e EPAGRI. Data: 1º/10/2011 Local: Epagri/Estação Experimental de Lages SC - Vila Comboni Horário: a partir das 08h Mais informações: (49) 3251.1000 Profª Drª Marina Patrício de Arruda Coordenadora do projeto “Parceiros Ambientais Vila Comboni”