Doação de medula óssea fará parte do Trote Solidário do curso de Biomedicina

O Trote Solidário do curso de Biomedicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) a cada semestre ganha mais força. Nesta sexta-feira (19), cerca de setenta estudantes, entre calouros e veteranos, estiveram no Hemoscentro de Lages para fazer a doação de sangue. Além dessa ação, os alunos já se comprometeram a fazer também a campanha para doação de medula óssea. Já é próprio desse curso, apesar de ser novo e ter apenas um ano, a realização do trote com um caráter solidário. A doação de sangue é o principal objetivo, mas ela vem acompanhada pela arrecadação de alimentos, que são encaminhados ao Hospital Infantil Seara do Bem, roupas e calçados. Os dois últimos acontecem no início do segundo semestre por ser o período mais frio do ano. A partir de agora, os alunos promoverão a campanha de doação de medula óssea. De acordo com a assistente social do Hemosc, Carmen Ramos Muniz, esse movimento feito pelos acadêmicos traz muitos benefícios, porque os novatos criam o hábito de doar e os antigos doadores voltam à doação. “Com a captação de sangue deu certo, e isso se repetirá com a medula óssea, tendo em vista que são jovens comunicativos e estão envolvidos com a área da saúde”. Segundo Camen, existe hoje um doador para cada 100 mil pessoas que estão na fila de espera. Ela lembra ainda que o processo de doação da medula é simples e começa pelos testes que terminam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre o doador e o paciente. “São coletados apenas 5 ml de sangue no momento da captação”, completa. Depois disso, os dados pessoais e os resultados dos testes são armazenados em um sistema informatizado que realiza o cruzamento com dados dos pacientes que estão necessitando de um transplante. “Se houver a compatibilidade com um paciente, o doador é então chamado para exames complementares e para realizar a doação”. De acordo com o presidente do centro acadêmico de Biomedicina, Paulo Extterchötter, essa campanha deverá começar já no próximo semestre com a chegada dos novos alunos.