Presidente do CREA/SC fala sobre a profissão para estudantes de Engenharia Civil

O primeiro dia de aula das cinco turmas do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) contou com a presença de umas das maiores autoridades da área em Santa Catarina. O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA), Raul Zucatto, ministrou a aula inaugural nesta quinta-feira (18) falando sobre a expectativa quanto ao mercado de trabalho nos próximos dez anos e atuação da entidade. Numa interlocução entre universidade e conselho, Raul, que está à frente do CREA/SC há quatro anos, lembrou a importância dessa organização, seu papel e estrutura. “Temos a obrigação de fiscalizar o exercício da profissão, orientar os profissionais sobre suas responsabilidades junto à sociedade e com isso garantirmos a valorização do ofício”. Para as ingressantes Jaqueline Rasnini e Tassiana Macedo essa orientação é bastante importante. “Já ouvimos algo sobre o Conselho, mas de forma superficial, e esse aprofundamento nos dá ainda mais garantia de termos escolhido a profissão certa, já que existe um órgão fiscalizador”, revelam as estudantes ainda surpresas com as possibilidades de atuação de um engenheiro civil. Assim como Zucatto, o coordenador do curso, professor Alessandro Kremer, apresentou dados e informações sobre o mercado de trabalho na área da engenharia civil. O professor lembrou que no país há um alto déficit habitacional, que a maioria da população ainda sofre pela falta de saneamento básico e que com os eventos esportivos sediados no Brasil nos próximos anos aumentam as chances de conquista de uma vaga no mercado de trabalho.