Emoção e beleza da maternidade registradas em fotografias

A maternidade é, certamente, um dos momentos mais especiais na vida de uma mulher. O projeto de extensão da Universidade do Planalto Catarinense, intitulado “A beleza de ser mãe”, pretende eternizar esse período na vida de três mães e apresentar à comunidade, através de uma exposição itinerante, registros dessa ocasião. A primeira fase do projeto está sendo desenvolvida durante três dias (13,14 e 15), no Hospital Geral e Maternidade Tereza Ramos. O fotógrafo Filipe Francisco, que atua voluntariamente nesta parceria entre as instituições, é o responsável em reproduzir instante que vão desde a dor das contrações a emoção da mãe com o filho nos braços. “Está sendo muito compensador registrar esses instantes com detalhes riquíssimos da maternidade, principalmente aqueles que traduzem os sentimentos”. Filipe explica que cada uma das histórias será contada em duas partes. Uma com fotos em preto e branco, que vai até o pós-parto, e a outra com fotos em cor com as mães produzidas para as fotos. As acadêmicas do curso de Cosmetologia e Estética Facial, Corporal e Capilar são peças fundamentais nesse processo. São elas que cuidam das mães para saírem ainda mais bonitas da maternidade. No Cantinho da Beleza, espaço que estava ocioso no hospital pela falta de profissionais, além das mães que participam do projeto, outras que estão internadas podem se maquiar, cortar e pentear os cabelos. “Percebemos que a auto-estima dessas pessoas aumenta, é isso é gratificante para nós”, dizem as estudantes. A exposição “A beleza de ser mãe” ficará, no mês dedicado a elas, durante uma semana, na Uniplac, Maternidade Tereza Ramos, Fundação Cultural e Angeloni. Durante esse período as mães participantes do projeto farão a escolha de uma foto que será ampliada e entregue como presente.