Estudantes de Letras e Secretariado Executivo Bilíngüe têm mercado de trabalho garantido

Quem escolhe por um desses dois cursos, Letras ou Secretariado Executivo Bilíngüe, começa a atuar antes mesmo de ter concluído a graduação. Quem garante isso é a coordenadora dos cursos na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), professora Kátia Marlova. Ambos têm uma duração de 4 anos, e alguns dos estudantes já se colocam no mercado de trabalho durante a segunda fase do curso. A professora destaca que, principalmente na região, a demanda por profissionais dessas duas áreas é muito forte. “Temos grandes empresas que atuam junto ao mercado internacional que, com toda certeza, necessitam de pessoas com conhecimento em administração e que dominem outros idiomas”. Além da administração, os egressos do curso de Secretariado Executivo Bilíngüe podem atuar na área específica das letras e línguas como intérpretes, tradutores, pesquisadores, e revisores de textos em empresas, órgão públicos e até veículos de comunicação. Essas também são funções desempenhadas pelo aluno que se forma em Letras, mas a principal colocação acontece nas escolas como professor. Um dos primeiros momentos em que o acadêmico sente como será quando profissional acontece no estágio supervisionado e acompanhado pelos professores da Universidade. A partir daí, ou até mesmo antes, as portas começam a se abrir e as contratações como professores temporários iniciam. “Cem por centos dos alunos que terminam o curso de letras encerram a graduação já empregados”, garante a professora. A Uniplac oferece vagas para os dois cursos através da análise do histórico escolar no processo seletivo até o dia 9 de março.