Iniciada nova etapa do Universidade vai ao Bairro

Além dos atendimentos feitos à comunidade no Escritório Modelo de Assistência Jurídica, a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) amplia seus trabalhos e leva informações sobre os direitos e deveres instituídos em leis às pessoas em situação de vulnerabilidade social. O projeto “Universidade vai ao Bairro”, que tem mais de 10 anos, iniciou as primeiras atividades de 2011 com a comunidade do bairro Santa Mônica. Com esse trabalho, estudantes de Direito tem a oportunidade de vivenciar a realidade do ambiente em que estarão inseridos. Nesse projeto todos prestam trabalho voluntário. Professores e funcionários acompanham os estagiários desde a escolha dos temas até a prestação assessoria jurídica a essa comunidade. Durante a visita dos profissionais e estudantes são abordados assuntos sobre direitos e deveres fundamentais do cidadão, direito da família, direito das sucessões e direito do trabalho. A coordenadora, professora Sirlane de Melo, conta que o projeto nasceu depois de identificar que a comunidade apresentava dificuldades de locomoção até o campus, onde está situado o Escritório Modelo. Junto a isso se constatou que as mulheres não tinham com quem deixar seus filhos, o que dificultava o acesso aos serviços judiciais e extrajudiciais oferecidos gratuitamente pela Uniplac. O Universidade vai ao Bairro conta com a parceria do curso de Psicologia e da Secretaria de Assistência Social. Os pedidos para inserção do projeto nos bairros acontecem através das associações de moradores e da própria secretaria, que entra em contato com a Instituição.