Universidade e representantes educacionais discutem sobre estágio curricular obrigatório

A tarde desta sexta-feira (8) foi de análise e discussão acerca do estágio curricular obrigatório, em especial da área das Licenciaturas. Coordenadores dos cursos de Matemática, Pedagogia, Educação Física, Educação Especial, Ciências Biológicas, Letras e Arte-Educação e representantes das escolas públicas municipal e estadual abriram espaço para um diálogo sobre o que determina a legislação e quais as diretrizes da Secretaria Estadual de Educação. A proposta partiu da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e foi apoiada pela gerente de educação da Secretaria Regional de Lages, Fátima Ogliari, que colocou as escolas estaduais à disposição da Universidade para o encaminhamento dos estagiários. Da mesma forma se disponibilizou a Secretária Municipal de Educação de Lages, Sirlei Rodrigues, que lembrou a importância para a escola que recebe o estudante em dizer que tipo de profissional a comunidade precisa. “Esse diálogo entre a agência formadora e a receptora é fundamental, pois a partir daí teremos uma educação mais afinada”. A coordenadora do curso de Educação Especial, Zeni Teixeira, ressaltou que essa parceira faz com que o acadêmico se sinta mais à vontade quando da realização do estágio obrigatório. “Se o aluno é apoiado pelo sistema como um todo, ele sente muito mais seguro ao desenvolver suas atividades”. Para auxiliar e preparar o acadêmico para esse período, a Uniplac criou uma sala virtual para discussões sobre o estágio curricular obrigatório oferecendo alguns textos didáticos, outros que tratam da legislação, artigos e indicação de bibliografias.