Aqüífero Guarani é lembrado no dia da água

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) marcaram presença no evento promovido pelo Sesc e Secretaria do Meio Ambiente, nesta terça-feira, 22, dia mundial da água. O parque Jonas Ramos foi o local de atividades recreativas com ações de conscientização e preservação ambiental, o que atraiu diversas crianças do município. Professores e estudantes se revezaram durante o dia para falar, principalmente, sobre a segunda maior reserva subterrânea de água doce do mundo: o Aqüífero Guarani. O licenciado em Ciências Biológicas, Jary Carneiro Junior, diz que, além do material impresso com informações sobre a reserva, algumas experiências puderam ser feitas com as crianças para conscientização sobre a preservação da água. “Mostramos na prática como as pessoas poluem facilmente as águas. Apresentamos duas situações de absorção da água pela rocha, uma com água pura e outra com um pouco de tinta, caracterizando, por exemplo, os defensivos agrícolas, para que pudessem perceber como eles atingem o lençol freático”, explica. Além de falar sobre o Aqüífero Guarani, o curso levou alguns vidros com material de estudos como repteis e anfíbios.