Universidade e região discutem sobre saúde ambiental

O encontro está marcado para esta quinta-feira, 17, a partir das 13h30min, no Salão de Atos, com a proposta de tratar sobre todos os contextos onde a pessoa se insere, seja ele no ambiente de trabalho ou urbano, por exemplo, tudo com o foco no desenvolvimento da região. O 1º Seminário Regional de Saúde Ambiental reunirá professores, estudantes, profissionais e comunidade externa para discutir essa temática relevante nos dias atuais. O evento é gratuito e aberto ao público, com vagas limitadas. De acordo com as coordenadoras do seminário, os problemas relacionados à saúde e ambiente exigem uma atenção maior, principalmente no que se refere ao comportamento dos indivíduos, ou seja, os saberes e fazeres, como as pessoas estão agindo e reagindo em determinadas situações que procedem do ambiente onde se inserem. Assuntos como a escassez de recursos naturais, a extinção das espécies, as conseqüências das atividades laborais, como o estresse e a depressão, as mudanças climáticas, com as catástrofes naturais, revelam a importância de se tratar de saúde ambiental em todas suas dimensões nos tempos atuais. “Com essa discussão queremos saber qual o olhar das pessoas para tudo isso, se é um olhar de perspectiva futura ou se é imediata, e o que podemos fazer melhorar nosso ambiente e, por conseqüência, nossa saúde”, diz Lília Kanan. A professora lembra, ainda, que os trabalhos seguirão numa linha de pensamento que vai além daquilo que comumente é discutido. “Queremos mostrar que os problemas não se restringem aos relacionados a rio, água e natureza, mas que existem outros fatores que interferem diretamente na vida das pessoas”. Além do seminário, a Universidade oferece outros momentos para aprofundamento no estudo do tema, como o curso de pós-graduação, que tem o mesmo nome e está com as inscrições abertas.