Uniplac deve firmar parceria com universidade do Chile

A visita do vice-reitor da Universidad del Mar, doutor Leopoldo Briones Salazar, nesta sexta-feira (11), à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) foi o ponto de partida para uma aproximação entre as duas instituições. A proposta de potencializar os cursos de graduação, pós-graduação e mestrado, oferecer intercambio para docentes e discentes e, principalmente, trocar experiências para o fortalecimento do ensino na área saúde foi muito bem aceita pelos representantes de ambas as universidades. A instituição chilena, com mais de 25 mil estudantes espalhados em campi por todo país, sendo que destes cerca de 400 são brasileiros, tem um ensino na área da medicina idêntico ao oferecido pela Uniplac, onde se utiliza o método de aprendizagem por problemas (APP). Este é um sistema que tem por objetivo, não tanto a cumulação de conhecimentos, mas a gestão dos conhecimentos e habilidades básicas, consideradas essenciais no contexto da prática. Ainda neste mês, o professor Salazar, acompanhado de sua equipe, deve voltar à Uniplac para conhecer o curso de Medicina. Segundo a coordenadora, professora Cristina Subtil, neste período os alunos e professores já estarão em atividade, o que facilita a apresentação do curso. “Penso em reunir nossos professores e mostrar a estrutura que a Uniplac disponibiliza para os estudantes, desde os laboratórios até as unidades de saúde que acolhem o nosso aluno”. Nesta ocasião, a Universidade também já terá condições de oficializar a parceria e traçar algumas metas de trabalho.