Estudantes devem tomar atenção aos prazos de entrega da Biblioteca

Com a implantação recente do sistema Pegamum na Biblioteca da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), os estudantes devem redobrar a atenção quanto ao prazo de entrega de materiais. Esse é um a alerta da gerente Andrea Costa que lembra que, por conta da integração do sistema, todas as multas são encaminhadas diretamente ao setor financeiro sem nenhuma possibilidade de negociação na Biblioteca. Ela explica que o Pergamum não permite a renovação depois da data final de entrega. “Se o aluno não renovar o empréstimo, a multa diária é de R$ 1 por livro, conforme a portaria 008 de maio de 2010”, diz. Caso o aluno tenha algum problema para acessar o sistema, ele deve entrar imediatamente em contato com a Biblioteca para evitar a geração de multas. Andrea ressalta que no momento do empréstimo, além das informações verbais e impressas, o aluno recebe um e-mail com a data do recebimento do material e o prazo de entrega. Um dia antes do vencimento do prazo, ele é avisado pelo correio eletrônico quanto à responsabilidade em renovar o empréstimo ou entregar os livros. Passada a data limite, a pessoa recebe e-mail todos os dias com o aviso de que está em atraso com a Biblioteca. “Tudo isso é feito para que o estudante não arque com prejuízo financeiro e tenha condições de fazer novas retiradas”.