Conselho renova credenciamento da Uniplac por cinco anos

Por mais cinco anos a Universidade do Planalto Catarinense mantém o status de Universidade. O documento emitido pelo Conselho Estadual de Educação de Santa Catarina, aprovado por unanimidade pelos 21 conselheiros, foi entregue nesta sexta-feira (26) aos representantes da Instituição. A professora Solange Sprandel, atual Reitora da Universidade Municipal de São José, relatora do parecer final, apresentou os principais pontos destacados pelo Conselho e afirmou que esse era um momento aguardado com muita expectativa pela comunidade acadêmica e pelo próprio Conselho, tendo em vista a situação de fragilidade pela qual passou a Universidade. “Apesar do momento de crise a Uniplac manteve os padrões exigidos para a renovação do credenciamento”. Ela ainda destacou o trabalho realizado na Instituição. “Percebemos que a equipe buscou relatar informações fidedignas. E isso contou muito para a decisão dos conselheiros”. Outro ponto destacado pela Conselheira foi quanto ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) com ênfase ao papel da Universidade para o desenvolvimento da Região Serrana. “Vimos que a Uniplac busca o desenvolvimento regional com sustentabilidade e compromisso com a formação de uma cultura de pesquisa aplicada”. Além disso, falou da representação da Universidade no Exame Nacional de Desempenho de Estudante (Enade), demonstrando a qualidade de ensino na Instituição em seus 26 cursos de graduação. A política para o ensino e a responsabilidade social também foram evidenciados. Assim com a capacidade de recuperação financeira. “As metas e ações para o equilíbrio financeiro descritos no relatório foram fatores determinantes para renovação do credenciamento”, diz. Relatório que foi elaborado por muitas pessoas ligadas a Instituição e que foram lembradas e agradecidas no ato pelo Presidente da Fundação Uniplac, Walter Manfroi, e pelo Reitor, professor Gilberto Sá. . “O dia de hoje é resultado do esforço de muitos. Temos aqui um grupo de vencedores, que representam a única Universidade de caráter comunitário da região, e que fizeram com que a Uniplac seja por mais cinco anos a Universidade do Planalto Catarinense. Parabéns”.