Jornada de Pediatria reúne estudantes e profissionais

O projeto de extensão que prevê ações de assistência social visando à detecção precoce do câncer infantil existe há cerca de três anos na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac). Deste projeto nasceu a 1ª Jornada de Pediatria de Lages, organizada pelos estudantes de Medicina em parceria com o Hospital Infantil Seara do Bem e a Sociedade Catarinense de Pediatria. O evento, que acontece nesta sexta-feira (26), na Associação Médica da Serra, traz como temas de relevância o câncer infantil, neonatologia, nutrologia e prática clínica. Além das mesas-redondas com essas temáticas, a Jornada aborda outros assuntos em mini-cursos. Um deles trata do novo Código de Ética Médica, lançado em abril deste ano, revisado após mais 20 anos de vigência do Código anterior. Entre as mudanças ocorridas está a previsão de cuidados paliativos, o reforço à autonomia do paciente e regras para reprodução assistida e a manipulação genética. Também prevê a extensão de seu alcance aos médicos em cargos de gestão, pesquisa e ensino. O investimento com a taxa de inscrição é de R$ 15 para estudantes e R$ 25 para profissionais. Todo valor arrecado será revertido em ações sociais. A estudante Ana Carolina de Souza diz que, assim como no ano passado, o recurso será destinado à realização do Natal Solidário.