“Conversitária” é apresenta na abertura da Mostra Científica

O termo conversitárias é do professor Dr. Reinaldo Matias Fleuri, da Universidade Federal de Santa Catarina. Ele foi o palestrante que abriu a XV Mostra de Trabalhos de Iniciação à Pesquisa Científica e XIII Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão na noite desta quarta-feira (17). Com a temática “Diversidade e práxis na Universidade” Reinaldo falou sobre o tipo de conhecimento e a prática educativa emergente. Também abordou sobre o processo de reforma universitária dando destaque para as instituições que tem como proposta as articulações com sociedade. Para exemplificar, apresentou brevemente as experiências da Metodista de Piracicaba, da Universidade de Ijuí e a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. “Em uma conversitária, ou seja uma instituição que conversa com a comunidade, o conhecimento é construído em parceria com a sociedade através dos movimentos sociais, por exemplo”. Ainda segundo o professor, esse tipo de ensino auxiliará na construção de respostas consistentes aos problemas sociais com a perspectiva de ser inovadora, transformadora da realidade. Hoje e amanhã acontece nas salas de aula a apresentação de trabalhos e oficinas. A Mostra Científica se estende até o sábado.