Concurso distribuirá 200 livros como premiação

O desafio está lançado. São 13 perguntas envolvendo a matemática. Quem acertar essas questões receberá como prêmio o livro organizado pelo professor Carlos Sérgio Leão, intitulado “Geometrias não euclidianas e torções no espaço”. Ao todo, são 200 volumes para distribuição aos vencedores. O concurso é aberto às comunidades acadêmica e externa com encerramento no próximo dia 13. O organizador conta que a obra nasceu do trabalho de conclusão do curso de Matemática, que leva o mesmo título do livro, de Alexandre Trípoli Venção, Juliano Menegazzo, Daniel Marinho e Marcio Alcântara. Na pós-graduação, os três primeiros elaboraram trabalhos sobre Geometria Hiperbólica, Geometria Esférica e Torções no Espaço, que também fazem parte do livro. De acordo com o professor Leão, devido à simplicidade didática e profundidade das pesquisas, a obra é direcionada para leigos no assunto e também aos espertes em matemática, porque em momento algum se perdeu o rigor matemático. As respostas das questões do concurso estão no livro, que será lançado no dia 23 de novembro, às 19h, no Centro de Ciências Jurídicas. Aqueles que desejarem aceitar o desafio precisam acessar a página da Universidade na internet para responder o questionário.