Sindicato Médico de Santa Catarina é apresentado aos estudantes de Medicina

Na semana passada, os alunos do último ano do curso de Medicina da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) receberam a visita dos dirigentes do Sindicato dos Médicos do Estado de Santa Catarina (SIMESC). O intuito do encontro foi, principalmente, fazer alguns esclarecimentos sobre atividade sindical e os serviços oferecidos pelo Sindicato como, por exemplo, Defensoria Médica 24 horas, Plantão de Diretoria, assessoria jurídica especializada, de comunicação, previdenciária e contábil, todos gratuitos aos médicos sindicalizados. O presidente, Cyro Soncini, lembrou que o contato com o Sindicato neste momento é, para os estudantes, uma oportunidade, e explicou a especificidade de cada entidade médica – ACM, SIMESC e CREMESC. Em conversa com os formandos, o presidente comentou ainda a possibilidade real de criação, no próximo ano, da assessoria jurídica regionalizada, com advogados disponíveis fisicamente em até duas horas de qualquer município catarinense. Temas relacionados à Saúde e ao exercício da Medicina como a regulamentação da Emenda Constitucional 29, a carreira de Estado para o médico e a judicialização da Medicina, também foram discutidos. Cyro Soncini encerrou enfatizando a necessidade de integração dos profissionais. “Se não lutarmos por nós, ninguém o fará.” A coordenadora do curso de Medicina, professora Cristina Subtil, esteve presente ao encontro e agradeceu a presença do SIMESC.