Uniplac renova credenciamento de Universidade por mais cinco anos

Com a leitura do resumo do relatório elaborado pela Comissão Avaliadora, composta por representantes do Ministério da Educação e do Conselho Estadual de Educação, na manhã desta quarta-feira (27), muitos não contiveram as lágrimas pela emoção ao saber que a missão foi cumprida e que a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) deve renovar o credenciamento de Universidade por mais cinco anos. Antes de fazer das considerações finais, os avaliadores fizeram questão de ressaltar, conforme relato de alunos e professores, a importância dada pela comunidade em se tratando da inserção da Uniplac na região serrana e o espírito de pertencimento que a comunidade acadêmica carrega. “Raras as vezes pudemos detectar essa fortaleza, porque é muito difícil se construir esse espírito.“, comentou a avaliadora Claudia Dias Hohmann. Cada uma das 10 dimensões que compuseram o relatório final, encaminhado ao Conselho Estadual de Educação em 30 de abril último, foi avaliada minuciosamente pela comissão. Além disso, os dois dias de visita aos campi de Lages e São Joaquim auxiliaram na nota dada às dimensões, numa escala de 1 a 5. Na média, a Uniplac conquistou a pontuação de 3.53 que, segundo o Reitor Gilberto Borges de Sá, representa a renovação do credenciamento por cinco anos. “Ainda temos que passar pela sessão plenária do Conselho Estadual de Educação, mas pela minha experiência como conselheiro, posso afirmar que a Uniplac continua com status de Universidade por mais esse período”. O Reitor diz, ainda, que esse resultado é positivo para a Uniplac, tendo em vista o período de reestruturação pelo qual está passando. “Isso mostra a qualidade e, principalmente, a credibilidade de nossa Instituição, conquistada com o esforço de professores e funcionários que se dedicam com intensidade ao seu trabalho”. Ao final, foram apontados alguns desafios a serem superados pela instituição. De acordo com o Presidente da Fundação Uniplac, Walter Manfroi, todos os relatos serão apresentados aos Conselhos de Administração e Fiscal já na próxima sexta-feira (29), durante a segunda reunião ordinária, para conhecimento e tomada de decisões no que se trata do planejamento para sanar essas dificuldades assinaladas. O relatório final será levado à sessão plenária do Conselho Estadual de Educação, provavelmente, na segunda quinzena de novembro. Momento em que será divulgado oficialmente o resultado.