Uniplac prepara alunos de seis cursos de graduação para o Enade

Ainda são muitas as dúvidas sobre o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), principalmente entre os alunos ingressantes. Mas, o Setor de Atendimento ao Estudante (SAE) e o de Avaliação Institucional da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) criaram algumas estratégias para bem preparar os mais de 250 estudantes regulares participantes da prova no dia 21 de novembro. Entre ingressantes e concluintes, a Uniplac conta com cerca de 500 inscritos para o Enade, somando os estudantes em situação irregular, ou seja, aqueles que deixaram de comparecer aos locais de prova em anos anteriores. Em 2010, foram selecionados seis cursos de graduação, que conferem o título de bacharel, para participar do Enade, são eles: Biomedicina, Enfermagem, Medicina, Odontologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional. Segundo a gerente do SAE, Danielle Pereira, já foram realizadas algumas reuniões com os coordenadores e os colegiados desses cursos para sanar algumas dúvidas quanto ao processo do exame, que tem por objetivo aferir o rendimento dos alunos dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos, suas habilidades e competências. Além desse grupo, os estudantes receberam orientações sobre, por exemplo, os aspectos legais, boletim e cartão do estudante. Essa atividade, acompanhada de informações dispostas na página da Uniplac na internet especialmente produzidas para esse público, vai facilitar bastante vida dos participantes, como a da acadêmica da segunda fase do curso de Biomedicina, Renata Padilha de Souza, que não sabia que quem não faz a prova, já que é uma obrigatoriedade, não cola grau e nem recebe o certificado de conclusão e o diploma. “Para mim foi bastante importante, porque não sabia a maioria das informações expostas durante o encontro”, diz. Os alunos do curso de Medicina são os únicos que ainda não foram reunidos. O encontro está marcado para o dia 3 de novembro, às 19 horas, no auditório do Centro de Ciências Jurídicas. Na próxima semana, serão divulgados os locais das provas e questionário do estudante, instrumento que avalia o perfil dos participantes.