Uniplac tem projeto aprovado pela Capes

O projeto intitulado “Relação entre o desempenho de alunos de escolas estaduais das regiões sudeste e sul segundo a prova Brasil e Censo escolar de 2009”, encaminhado ao Observatório de Educação, é uma proposta da Universidade de Campinas (Unicamp) e conta com a parceria da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), através do Mestrado em Educação, e da Universidade Estadual Paulista (Unesp). Esse projeto está entre os 79 aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes) para ser desenvolvido a partir do próximo ano. O projeto tem como proposta analisar os dados quantitativos do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), uma autarquia do Mistério da Educação. De acordo com a coordenadora do projeto na Uniplac, professora Maria de Lourdes Pinto de Almeida, serão avaliados os índices da Prova Brasil, idealizada para produzir informações sobre o ensino oferecido por município e escola, e do Censo Escolar, que é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional. Cada uma das Instituições envolvidas com o projeto receberá por ano R$ 205 mil destinados às bolsas de estudos e compra de material como, computadores de mesa e portátil, por exemplo. A coordenadora conta que 16 bolsistas, entre mestrandos, professores, gestores e supervisores de ensino e graduandos, serão beneficiados pelo projeto. Eles terão 24 meses para desenvolver o estudo que contempla escolas públicas estaduais de Lages e Curitibanos, especialmente as turmas de 4ª e 8ª séries nas disciplinas de português e matemática. O início das atividades está marcado para o mês de fevereiro de 2011 com prazo final de conclusão para dezembro de 2013.