Viagem de estudos auxilia na elaboração de projeto fictício

Os acadêmicos do 8º semestre do curso de Ciências Biológicas visitaram duas unidades de conservação da natureza (UCN) de categorias diferentes, no último sábado (25). A primeira foi o Parque Estadual da Serra do Tabuleiro, administrado pela FATMA. Esta se enquadra em uma unidade de conservação de proteção integral, ou seja, sua principal vocação é proteger a biodiversidade e os ecossistemas que abriga. Depois da palestra ministrada pelo biólogo do Parque, Marcos Tortato, os acadêmicos percorreram uma trilha para conhecer parte dos ecossistemas existentes. O Parque Estadual da Serra do Tabuleiro tem uma extensão de 87.405 hectares e abrange parte do território de nove municípios. À tarde, os estudantes conheceram a Ilha de Anhatomirim, uma unidade de conservação de categoria APA (Área de Proteção Ambiental), administrada pelo IBAMA, cujos recursos podem ser utilizados de maneira sustentável. De acordo com a acadêmica Camila Muniz, a viagem foi interessante e proveitosa. “Todos conheceram dois tipos de unidades de conservação da natureza com objetivos diferentes. E tudo isso será de grande valia, já que teremos que fazer o projeto de uma Unidade de Conservação fictícia, a pedido do professor Luiz Gonzaga de Arruda, na disciplina de ecologia de ecossistemas”.