CIPA orienta funcionários a utilizarem EPI e kit de primeiros socorros

Será que caso ocorra algum acidente no ambiente de trabalho, o funcionário sabe a quem recorrer ou para quem ligar? Muitas pessoas ainda não sabiam até a passagem da equipe da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) pelos principais setores da Instituição. Orientações como estas foram dadas durante a tarde desta terça-feira (15) aos funcionários que trabalham em locais estratégicos, ou seja, onde circulam mais pessoas entre funcionários e estudantes. Nesses locais também foram distribuídos kits com materiais básicos, como curativos e ataduras, para atender pequenos acidentes. “São coisas que irão servir a pessoa que se acidentar até ela chegar ao local onde alguém preste o atendimento adequado, ou mesmo para aqueles que cortam o dedo com a folha de papel, por exemplo.”, explica a presidente da CIPA, Juliana de Oliveira. Ela lembra, ainda, que as orientações serão repassadas para os outros setores durante a semana, e que o kit ficará em um dos setores do bloco, mas que serve aos demais que estiverem próximo. Ainda durante a tarde, aconteceu uma palestra para os auxiliares de serviços gerais. Algumas informações importantes, como a utilização correta do Equipamento de Proteção de Individual (EPI) e como proceder em ambientes com fatores de riscos, foram repassadas aos servidores. “No momento em que começam o trabalho na Universidade eles recebem os equipamentos e são orientados a utilizar, mas o reforço da importância de estar protegido tem que ser feito sempre”, afirma. O encontro dos funcionários também foi uma forma de motivá-los e integrá-los, já que a maioria dos 40 funcionários começou a atividade há pouco tempo na Uniplac.