Festa de natal da APAS contou com a participação de estudantes de Libras

A quinta-feira (10) foi de festa e confraternização na Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS). O encerramento das atividades desse ano aconteceu no pátio da instituição com apresentações de música, dança e teatro, além da distribuição de doces e presentes pela figura mais esperada nessa época do ano: o Papai Noel. Tudo foi carinhosamente preparado pela equipe da APAS para receber os alunos, pais, voluntários e diretoria. Pela manhã, duas, das três turmas do curso de extensão em Libras ( Língua Brasileira de Sinais) da Universidade do Planalto Catarinense ( Uniplac) fizeram a devolutiva dos trabalhos finais. A encenação do nascimento de Cristo e apresentação de uma música foram feitas por meio de gestos, expressões faciais, corporais e sem a utilização da fala. De acordo com a professora Lenice Boscato, essa proximidade entre os participantes do curso e os frequentadores da APAS é muito importante. “Apesar de termos uma surda nos acompanhando durante os seis meses de curso, eles estarem inseridos junto a um grupo de surdos, nem que seja por pouco tempo, auxilia muito na inclusão dessas pessoas na sociedade”, explicou Lenice, que é professora em ambas as Instituições, sobre a devolutiva na Associação. À tarde mais um grupo da extensão e outro de professoras municipais e estaduais que também recebem capacitação em Libras tiveram a oportunidade de se apresentar. A emoção tomou conta tanto de quem se apresentava quanto dos que assistiam. Nos rostos das crianças o contentamento e satisfação em estar reunidos. “Eles estavam ansiosos, a expectativa pela chegada desse dia era muito grande, e valeu a pena, porque estão muito felizes”, disse a professora Leila Manfredini. O grupo da Acadêmica Magistral também mostrou algumas coreografias aos participantes pela manhã e à tarde.