Uniplac quer ampliar opções de cursos em São Joaquim

São Joaquim – Com a intenção de renovar a parceria e criar novas opções visando fortalecer ainda mais a área do conhecimento em São Joaquim, os dirigentes da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) mantiveram reunião na tarde de quarta-feira (14), com o prefeito José Nérito de Souza e com a vice, Marlene de Fátima Kayser da Rosa. Atualmente, a Universidade mantém no Município quatro cursos: Direito, Cooperativismo, Letras e Contabilidade. Dois deles encerram-se este ano. Dentre as proposições ficou alinhavada a possibilidade da implantação ainda este ano de um novo curso superior voltado para a gastronomia e o turismo. De acordo com o prefeito José Nérito já existem recursos para a implantação do Projeto Restaurante/Escola, com foco regional, o que torna mais fácil a inclusão da proposta. Além disso, foram sugeridas opções de cursos técnicos de curta duração. A partir das proposições, ficou definido que serão feitas reuniões imediatas com os professores e a comunidade para avaliar as áreas de maior necessidade. A proposta é dar agilidade aos futuros projetos. A discussão também abriu caminho para a participação do Município, através de bolsas para auxiliar no custeio das mensalidades dos alunos num sistema de bolsas. Porém, a idéia deverá ser mais bem discutida. Por outro lado, em contrapartida, tanto o interventor Arnaldo Moraes quanto o reitor Gilberto Sá e o professor Daniel Binatti, demonstraram interesse em fortalecer a unidade da Uniplac em São Joaquim, transformando-a futuramente em Campus, devido à grande densidade populacional, hoje em torno de 25 mil habitantes. “Nosso objetivo é ainda agregar aparatos operacionais e tecnológicos na área de graduação”, sustentou o Reitor.