Ex-ministro Alexis Stepanenko participa de mesa redonda, dia 04 de dezembro, na MIDILages

Nesta quinta-feira, dia 04 de dezembro, às 14 horas, a Ageserra – Agência do Desenvolvimento da Serra Catarinense, recebe o sociólogo e ex-ministro Alexis Stepanenko, para uma Mesa Redonda sobre o tema “Desenvolvimento Regional Sutentável”. Renomado, o convidado do evento vem a Lages a pedido do Presidente da Ageserra, o Reitor da Universidade do Planalto Catarinense, Gilberto Borges de Sá. Alexis Stepanenko foi Ministro de Estado de Minas e Energia, Ministro Chefe da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Coordenação da Presidência da República, Vice-Presidente do BNDES, Vice-Presidente da TELEBRÁS, Diretor Comercial dos Correios, Subsecretário-Geral da Presidência da República, Coordenador da Assessoria Técnica da Vice-Presidência da República e Conselheiro da TERRACAP e ex- Diretor de Projetos para o Brasil da Universidade Estadual de New York. Atualmente é Presidente da holding petroquímica VIBRAPAR e Vice-Presidente da Câmara de Comércio Brasil-China. O currículo do Sr. Stepanenko é vasto e variado. Além dos cargos já citados, ele Integrou as equipes de Planejamento do Ministério da Educação e de pesquisas do Centro Latino-Americano de Pesquisas em Ciências Sociais (UNESCO), participou de vários estudos e pesquisas para o Ministério da Agricultura, INDES, AIDECA, Ministério da Ação Social e Governos Estaduais, coordenou o primeiro Escritório de Planejamento Integrado do Brasil, no Estado de Minas Gerais (120 Municípios), ocupou a Presidência e a Vice-Presidência do Comitê Executivo do CERFAL-UNESCO, em Bogotá, Colômbia. Também foi professor nas Universidades Federais do Rio de Janeiro e Juiz de Fora, quando foi desligado pelo Regime Militar por suas idéias liberais. Anistiado em 1992, retomou sua carreira acadêmica na Fundação Getúlio Vargas do Distrito Federal e na Universidade de Brasília, onde se aposentou. Na iniciativa privada, participou do Comitê Executivo do Banco LAR BRASILEIRO, dirigiu a Editora Primor (Grupo DELTA LAROUSSE) e ocupou a Diretoria Técnica do SNEL - Sindicato Nacional dos Editores, por duas gestões. No Grupo RECKRITT COLMAN LTD - Grã-Bretanha (Empresas PAISA, GLOBO, FENLA e ATLANTIS, no Brasil), integrou o International Personnel Committee. É autor e co-autor de obras sobre diagnósticos socio-econômicos e de vários artigos no campo do comportamento humano e da administração. Atuou como consultor sênior na holding brasileira de telecomunicações TELEBRÁS e, através da USP – Universidade de São Paulo, no Banco do Brasil, PETROBRÁS, GOIASFÉRTIL, Caixa Econômica Federal e BNDES. Participou da criação e desenvolvimento do CESDE – Centro de Desenvolvimento de Executivos (RJ) como Diretor Técnico. Recebeu várias comendas como a Ordem do Rio Branco, a de Tiradentes, a do TST e as de Mérito Militar do Exército, a da Aeronáutica, a da Marinha, a do Estado Maior da Forças Armadas entre outras, sempre por relevantes serviços prestados ao País. A mesa redonda acontece nesta quinta-feira, na sala de reuniões do MIDILages, no campus da Uniplac, às 14 horas.