Professor do Mestrado em Administração da UNIPLAC é convidado a proferir conferência em Seminário Internacional

Atendendo a convite do Reitor da Universidade Estadual do Ceará-UECE e do Coordenador da Rede de Pesquisadores ‘Red de Desarrollo Económico Territorial y Empleo para América Latina y El Caribe - DETEC-ALC’, o Prof. Dr. Valdir Roque Dallabrida, do quadro de professores do Programa de Pós-Graduação em Administração – PPGA da UNIPLAC estará participando no dia 27 de novembro, em Fortaleza (CE), como conferencista no Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Endógeno. O evento que será realizado na UECE objetiva ouvir estudiosos do tema desenvolvimento local e regional sobre novos enfoques teóricos que possam orientar políticas de desenvolvimento. O professor Valdir irá abordar no Seminário o tema “GESTÃO E DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL: uma reflexão sobre a multiescalaridade dos processos socioeconômico-culturais”. Na abordagem do tema em referência serão contempladas reflexões que tangenciem o desafio de construir o desenvolvimento local e regional, considerando as múltiplas escalas espaciais e instâncias de poder, além de como pensar a questão da multiescalaridade dos processos socioeconômicos e culturais nos espaços públicos descentralizados brasileiros voltados à gestão e desenvolvimento territorial, tais como os COREDEs (Conselhos Regionais de Desenvolvimento) do Rio Grande do Sul e as Secretarias de Desenvolvimento Regional, em Santa Catarina. Uma das teses a serem defendidas na conferência é a necessidade de conceber as atuais transformações impostas pelo capitalismo como ‘um processo multiescalarmente interpenetrado’. Neste contexto, a construção de alternativas de desenvolvimento local e regional precisa considerar que as realidades nacionais e globais são condicionadas por redes, fluxos e dinâmicas originadas em escalas espaciais alheias às regiões ou localidades periféricas. Referir-se ao capitalismo como um processo ‘multiescalarmente interpenetrado’ implica admitir que as diferentes formas de regulação e os atores que constroem o desenvolvimento provêm de diferentes escalas, centralmente dos países centrais e interfere em diferentes escalas, tanto das regiões centrais como das periféricas, através de diferentes redes e fluxos. Dallabrida irá defender no evento propostas de desenvolvimento regional integrativas, que contemplem a possibilidade de recuperar estrategicamente, dentro desse cenário ‘multiescalarmente interpenetrado’, as escalas nacionais e suas conexões econômicas e institucionais com as dimensões supranacionais e as instâncias mesorregionais, assim como as estruturas estatais das diferentes escalas e suas interconexões. Trata-se de um desafio que demanda urgentes estudos e investigações. Por isso, no evento, o professor da UNIPLAC irá propor uma integração com pesquisadores do Brasil e América Latina para investigar a temática, centrada em questões tais como: qual a potencialidade e quais avanços são necessários, nas experiências brasileiras e latinoamericanas de governança territorial e/ou gestão do desenvolvimento, no sentido de contemplarem a multiescalaridade dos processos? O Seminário ocorrerá na parte da manhã do dia 27. À tarde, Dallabrida irá participar da reunião anual de avaliação e reprogramação das atividades da Red de Desarrollo Económico Territorial y Empleo para América Latina y El Caribe, da qual o professor faz parte. Tais contatos são fundamentais para a potencialização das atividades de pesquisa do PPGA da UNIPLAC, sendo altamente favorável ao processo de avaliação realizado pela CAPES e Ministério de Educação, dos programas de pós-graduação da nossa instituição.