Professor do PPGA da UNIPLAC é convidado a participar de Congresso na Argentina

Atendendo ao convite do professor Dr. Víctor Ramiro Fernández, coordenador do Mestrado em Administração Pública da Universidade Nacional do Litoral, da cidade de Santa Fé, o Prof. Dr. Valdir Roque Dallabrida, membro do colegiado do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) da UNIPLAC estará entre os dias 20 e 25 de outubro na Argentina. O professor Valdir irá participar do IV Congresso sobre Problemáticas Sociais Contemporâneas que será realizado na Universidade Nacional do Litoral. Participará no Colóquio “Dinâmicas urbanas e regionais a partir da perspectiva das escalas”, proferindo conferência sobre o tema “Gestão do desenvolvimento e multiescalaridade: revisão da literatura e uma análise exploratória de experiências brasileiras de descentralização político-administrativa”. Dentre os temas que abordará no evento na Argentina, está a discussão sobre o desafio de construir o desenvolvimento em múltiplas escalas espaciais e instâncias de poder, ou seja, a necessidade de refletir sobre a ‘dimensão territorial do processo de desenvolvimento. Dentro desta temática, apresentará a experiência de descentralização político-administrativa de dois Estados Brasileiros, de Santa Catarina, com as Secretarias Regionais de Desenvolvimento e do Rio Grande do Sul, com os Conselhos Regionais e Municipais de Desenvolvimento. Além de participar do evento, terá oportunidade de debater o tema referido com vários pesquisadores do Brasil, da América Latina e da Europa. Tais pesquisadores têm demonstrado interesse em estabelecer relações acadêmicas com universidades brasileiras para investigações comparadas sobre a efetividade de experiências de descentralização, gestão territorial ou gestão do desenvolvimento. O professor Valdir coordena um Grupo de Pesquisa registrado na CAPES/MEC, o GEDER-Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Regional, ligado a uma das Linhas de Pesquisa do PPGA da UNIPLAC, onde um dos temas de investigação é “Gestão do Desenvolvimento: caracterização e análise de experiências”. Assim, durante a estada na Argentina, em nome da UNIPLAC, estará mantendo tratativas para estruturação de um projeto de investigação, em conjunto com pesquisadores das universidades participantes do evento. Iniciativas como a pesquisa conjunta com outras universidades são fundamentais para o credenciamento do Mestrado em Administração junto à CAPES.