Professora e acadêmicos da Uniplac participam de assessoramento em escola de Otacílio Costa

No dia 12 de setembro, a Professora Eliane Rodrigues, integrante do Serviço de Atendimento Educacional Especializado na Área Visual (Saede-dv) da Uniplac e da Escola de Educação Básica Rubens de Arruda Ramos, realizou um assessoramento na E.E.B. Elza Deeke, em Otacílio Costa. Com a colaboração dos acadêmicos da Uniplac Any Francielly do Amaral, Rita Cardoso Wolff e Charles Ferreira Vargas, a Professora Eliane tratou sobre a importância do Saede-dv no contexto educacional da região. “Se a inclusão realmente existisse, o Saede não precisaria existir. Mas, como o processo de incluir é lento e sofre muito pelos entraves da educação e da efetivação das políticas públicas, o Serviço de Atendimento Educacional Especializado na Área Visual tem objetivo e função neste contexto. Penso que deve prevalecer em todos os ambientes, sejam escolares ou não, o respeito ao ser humano. Se este processo de humanização acontecesse, com certeza a acessibilidade e a inclusão seriam consequentemente processos inerentes a todos os lugares”, comenta a Professora. Na Escola Básica Elza Deeke, os acadêmicos que acompanharam a Professora Eliane colaboraram com seus depoimentos e com apresentações musicais. Any, que tem baixa visão e Rita, que é cega, são acadêmicas da 4ª fase de Psicologia e acompanharam Charles, acadêmico da 2ª fase de Arte-Educação/Música, que tem baixa visão, na apresentação da música “Conhecer um Amigo”, em voz e violão. Charles ainda apresentou o tema das Olimpíadas e a música “Amigos para Sempre”, em flauta doce. Para a Professora Eliane, a ocasião foi “um momento digno da real inclusão social. Fico imensamente feliz com o caminho que estamos trilhando e espero que os profissionais da educação e das diversas áreas afins reflitam suas práticas e suas atitudes”.