Professor Luiz Carlos Régis recebe homenagem das mãos da governadora do RS

O Professor da Uniplac, Luiz Carlos Régis recebeu na tarde da última sexta-feira, dia 19 de setembro, uma homenagem das mãos da governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius. O Professor foi condecorado com o título de Cônsul da Cultura Gaúcha, honraria criada pelo governo do RS para homenagear as pessoas engajadas em atividades reconhecidamente tradicionalistas, com a finalidade de divulgação e preservação das tradições gaúchas em diferentes partes do Brasil e do Mundo. Em todo o país, 19 pessoas receberam o título de Cônsul e uma foi eleita Embaixador da Cultura Gaúcha. Sua trajetória e seu depoimento revelam porque o Professor Régis é merecedor do título que recebeu. Ao explicar onde a solenidade de entrega dos títulos foi realizada, ele conta também um pouco da história do estado vizinho. “A solenidade foi muito bonita, na sede do governo, em Guaíba, localidade do outro lado do Rio Guaíba onde Bento Gonçalves se reuniu com outros líderes no dia 19 de setembro de 1835 para a tomada de Porto Alegre e mais tarde instalar a República Piratini, uma guerra que durou 10 anos”, conta o tradicionalista. Ele afirma que a homenagem é resultado do trabalho de muitas pessoas. Aproximadamente em 1982, o Professor aceitou o convite de Sebastião Nunes de Oliveira para assessorá-lo na Associação Tradicionalista Gaúcha de Santa Catarina, atual MTG, fundada pelo Dr. Al Neto, Dr. Murad Mussi, Sr. Celso Scos e outros tradicionalistas, com o objetivo de unir os CTGs de Santa Catarina, já em número de 23. “Eu vi naquela ocasião que esse movimento iria incentivar a economia da nossa região. Toda semana acontece um rodeio que é responsável por uma economia não-formal onde gira um grande comércio e que movimenta também o turismo, a pecuária e a agricultura”, relata o Professor. “Nesse esporte junta peão, patrão e suas famílias em uma só barraca, onde o respeito, o carinho, a amizade e a camaradagem circulam na roda de chimarrão e onde a lealdade com o adversário, a fidelidade com o companheiro e própria honra são cultuados”. Luiz Carlos Régis ajudou também na construção da sede do MTG no Parque Conta Dinheiro, no espaço cedido por comodato do Presidente do Sindicato e com o apoio dos Prefeitos da região. Ajudou também o Presidente do MTG, Itamar Matos (Tio Preto) a arrecadar recursos para a construção da nova sede e contribuiu para a fundação da Confederação Brasileira do Tradicionalismo Gaúcho, que congrega o tradicionalismo nacional. Em janeiro de 2009 vai ser realizado em Araranguá – SC, o Rodeio Nacional dos Campeões. Dos 15 rodeios já realizados, em 12 Santa Catarina se tornou campeã. Segundo o Professor, hoje Santa Catarina está unida pelo tradicionalismo em cada cidade, através de um Centro de Tradições. Inclusive, há CTGs Universitários como o da Uniplac e o do CAV. Ele encerra com um ditado gaúcho, mostrando ser um grande conhecedor e um apaixonado pela cultura que preserva. “Se os senhores da guerra sentarem para tomar chimarrão, ao secar a primeira chaleira, a paz estará instalada”.