Equipe socorreu dez vítimas de acidente entre dois veículos

O desastre que envolveu dois veículos em chama e dez vítimas, duas com morte súbita, aconteceu no estacionamento da Universidade na noite de ontem (26). Para atender essas vítimas foram necessários quatro veículos de socorro do Corpo de Bombeiros e SOS Unimed, além do trabalho de médicos, enfermeiros, socorristas, resgatistas e alunos do curso de Medicina. Quem passava em frente à Instituição e via a movimentação no pátio não teve como não parar para saber o que estava acontecendo. E esse foi o objetivo dos alunos do quarto ano de Medicina ao organizar a simulação do acidente com múltiplas vítimas. Chamar a atenção para esse tipo de situação e a forma de como ela é conduzida pelos profissionais. O trabalho foi tão bem feito que os desavisados poderiam pensar que aquilo tudo estava acontecendo de verdade. E de certa forma estava, tendo em vista a postura de compromisso e seriedade com que o fato foi encarado pela equipe. De acordo o Sargento do Corpo de Bombeiros, Antonio Padilha, que comandava a operação, esse tipo de simulação, envolvendo profissionais e estudantes, é muito importante para a formação de futuras equipes de trabalho. “O grande diferencial quando cada profissional exerce sua função, no lugar e na hora certa, é que o trabalho se torna ágil e o socorro às vítimas é facilitado, principalmente quando o acidente é de grande proporção, como este simulado hoje na Universidade”, explicou o Sargento. A simulação do acidente fez parte da programação da IV Semana Acadêmica de Medicina e da II Jornada Acadêmica de Medicina de Emergência.