Estudantes de engenharia testam resistência em ponte de macarrão

A Feira das Engenharias, que reúne os cursos de Engenharia Civil, de Produção e Industrial Madeireira, está marcada para começar às 8 horas da manhã desta sexta-feira (27). O Centro de Convivências e o estacionamento da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) estão reservados para a exposição dos trabalhos das disciplinas de termodinâmica, hidráulica pneumática e resistência de matérias. O evento se estenderá até as 22 horas, mas é por volta das 20h30 que os alunos farão os testes de resistência em pontes feitas de macarrão. O estudante de Engenharia de Produção, Neriton Borges Pereira, explica que serão colocados de 40 a 100 quilos de peso sobre a ponte construída com massa crua. “Essas pontes lembram as construções convencionais, e partir delas faremos o cálculo para saber a resistência ao peso”. A experiência com pontes de macarrão foi baseada em um projeto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Durante o dia elas estarão expostas no Centro de Convivências, mas o teste acontece somente à noite. Aquecedor solar, barco a vapor, jet pulse (mini turbina) e planador também serão apresentados pelos acadêmicos que cursaram a disciplina de termodinâmica. O professor Valdeci Costa explica que na termodinâmica o calor significa energia em trânsito, e dinâmica se relaciona com o movimento, ou seja, a termodinâmica estuda o movimento da energia e como a energia cria movimento. “São trabalhos criativos, e eles tiveram a iniciativa de fazer instrumentos diferentes, todos bastante interessantes”. Na avaliação do professor, os trabalhos são prova da boa preparação dos futuros engenheiros.