Casal esperantista francês visita a Uniplac

O esperanto foi iniciado por Ludwik Lejzer Zamenhof, que publicou a versão inicial do idioma em 1887, com a intenção de criar uma língua de muito fácil aprendizagem, que servisse como língua franca internacional para toda a população mundial. Um dos sinônimos do Esperanto é “Passaporte ao mundo inteiro”. Entre os esperantistas o costume é acolher e apresentar sua cultura para o esperantista visitante. Neste sábado (21), os alunos que estudam essa língua na Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) recebem o casal francês Olivier e Magali. O objetivo do casal é se aventurar durante onze meses pela América do Sul usando o esperanto como passaporte. Estão agora viajando pelo Brasil, depois partirão para o Uruguai, Argentina, Chile, Peru e Bolívia. Tudo isso falando esperanto. De acordo com o professor Edvaldo Sachett essa é uma importante oportunidade para os alunos dialogarem em esperanto, saber uma pouco sobre a cultura francesa e aventura de Olivier e Magali. Pessoas que não fazem parte do grupo de estudos também são convidadas a participar do encontro a partir das 14 horas.