Interventor mantém política da transparência também com funcionários

Com o objetivo de eliminar toda e qualquer especulação nos tempos atuais dentro da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), o interventor Walter Manfroi tem promovido reuniões periódicas com gestores, diretores e funcionários. A exemplo da semana passada quando reuniu os coordenadores de cursos para expor as mais diversas situações do processo de intervenção, nesta quarta-feira (18) foi a vez dos técnicos administrativos ouvirem o relato dos trabalhos. O primeiro ponto esclarecido foi o fato da não concretização do acordo firmado nas duas assembléias realizadas com as categorias internas no final do mês de setembro, visando a retirada de alguns benefícios e a inclusão de contrapartidas, como a diminuição da carga horária de 44 para 40 horas. A razão, segundo Walter, foi a proposital alteração num dos itens, o que tratava dos aposentados. A proposta aprovada em Assembleia era a da demissão imediata dos aposentados, mas com possibilidade de ser recontratado, porém, após serem submetidos a uma nova avaliação. “Na redação do acordo, a cláusula apareceu como se a avaliação da capacidade individual do aposentado devesse ocorrer antes da exoneração, criando assim o impasse. E por isso, não vamos mais assinar nenhum acordo”, explicou Walter. Ainda conforme o interventor, a partir de agora, o processo que vem sendo conduzido pelo grupo interventor, ganhou novo condicionamento ao ser entregue ao Ministério Público, que por sua vez, deverá apresentar as alternativas jurídicas cabíveis, a partir dos relatórios das duas fases da intervenção. Numa análise preliminar, o processo passou a ser trabalhado sob o ponto de vista de dois períodos: um com ênfase ao futuro da Instituição, e o outro no passado. Neste último caso, há favorecimento do tempo para acompanhar, uma vez que tudo tem registro e os dados constam nos autos, e por fim, serem julgados pela Justiça no tempo certo. A prioridade é com o agora e o que deve ser feito daqui para frente. Crise não impede pagamento do 13º Mesmo com o bloqueio das contas através de medidas judiciais, envolvendo o caso Ideal Invest, o interventor tranquilizou os colaboradores, e nesse caso, generalizando técnicos administrativos e professores como funcionários, dando a boa notícia de que nesta sexta-feira (20), será paga a primeira parcela do 13º salário, e com a garantia do pagamento da segunda, dia 18 de dezembro, além dos salários, para quem ganha até R$ 3 mil reais. Segundo ele, num universo de mais aproximadamente 500 funcionários, apenas 15 ficarão sem receber os salários e o décimo integralmente. Uma situação bem diferente da vivida em 2008. Este ano, só não foi melhor pela frustração do não fechamento do acordo. “Porém, acredito na Justiça, e sou capaz de assegurar que 2010, será ainda melhor”, finalizou o interventor.