PSICOLOGIA DA UNIPLAC DESENVOLVE AÇÕES COM EQUIPE DE SAÚDE BUCAL

Estudantes de Psicologia que fazem Estágio Supervisionado em Psicologia Comunitária, 8ª fase, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro São Carlos, desenvolvem atividades em parceria com a equipe de saúde bucal da referida UBS e com a Escola Belizária Rodrigues. As acadêmicas Adriana Ramos, Elizete Hugen Nunes e Kelli da Silva, orientadas pela Profª Psicóloga Tatiane Muniz Barbosa, realizaram, nos meses de agosto e setembro, oficinas estéticas com alunos da 1ª a 3ª séries da Escola Belizária Rodrigues. A idéia de realizar estas oficinas surgiu após as estagiárias observarem a demanda e a realidade da comunidade e pela referência do dentista desta UBS ao medo das crianças em relação aos procedimentos odontológicos. As oficinas aconteceram na escola e tinham por objetivo conscientizar as crianças sobre a importância da prevenção e promoção em saúde, sobretudo referente aos dentes e aos cuidados pessoais como integrantes do processo saúde-doença. Como a coordenadora do curso, professora Lilia Kanan salienta, \"a Psicologia aplicada à Odontologia não é mais uma especialidade odontológica, nem um ramo da Psicologia, mas uma atividade geral que postula uma visão integradora do ser humano\". Assim, ao considerar os determinantes sociais no processo saúde-doença, conforme preconiza a política pública do Sistema Único de Saúde, a Psicologia da UNIPLAC contribui com a qualidade de vida dos seres humanos.